terça-feira, 19 de julho de 2011

Acne

A acne é uma condição da pele comum com predisposição genética, que acomete várias pessoas, num grau e período variável, predomina na adolescência. A doença não atinge apenas adolescentes, podendo persistir na idade adulta e, até mesmo, surgir nesta fase, quadro mais frequente em mulheres.
As manifestações da doença (cravos e espinhas) ocorrem devido ao aumento da secreção sebácea associada ao estreitamento e obstrução da abertura do folículo pilosebáceo, dando origem aos comedões abertos (cravos pretos) e fechados (cravos brancos). Estas condições favorecem a proliferação de microorganismos que provocam a inflamação característica das espinhas, sendo o Propionibacterium acnes o agente infeccioso mais comumente envolvido.

A doença manifesta-se principalmente na face e no tronco, áreas do corpo ricas em glândulas sebáceas. Os sintomas variam de pessoa para pessoa, sendo, na maioria da vezes de pequena e média intensidade.

Em alguns casos, as lesões são mínimas, quase imperceptíveis e assim permanecem por toda adolescência. Em outros, as lesões tornam-se mais evidentes, perturbando a qualidade de vida e desencadeando ou agravando problemas emocionais.

Caspa


A caspa é um problema sério e muito constrangedor par a maioria das pessoas. Aparece uma irritação e uma vontade enorme de coçar a cabeça, ai aparece uns floquinhos brancos que caem da cabeça. Esses floquinhos são bastante visíveis em roupas escuras, daí o constrangimento de quem tem a caspa.

O problema da caspa é mais comum do que se imagina, muitas pessoas tem, mas poucos admitem. É importante salientar que a caspa não tem a ver com falta de higiene. Além dos floquinhos brancos que saem do couro cabeludo, a caspa é responsável pelo enfraquecimento dos fios e até de queda dos cabelos.

A caspa, também chamada de Dermatite seborréica ou seborréia, é uma descamação do couro cabeludo e é causada por um fungo que provoca a coceira.

Existem alguns fatores que causam o desencadeamento da caspa que são: banho quente e demorado, oleosidade da pele, estresse, mudança de clima, dentre outros. Alguns desses fatores podem ser evitados como banhos quentes e estresses, por isso o ideal é tentar se afastar de fatores desencadeantes da caspa. Existem períodos de melhora e de piora, até se obter um total controle da caspa.